-
Arquitetos: Pistache Ganache
- Ano: 2020
-
Fotografias:Felco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bernardo é quase árvore.
Silêncio dele é tão alto que os passarinhos ouvem
de longe
E vêm pousar em seu ombro.
Seu olho renova as tardes.
Guarda num velho baú seus instrumentos de trabalho;
1 abridor de amanhecer
1 prego que farfalha
1 encolhedor de rios - e
1 esticador de horizontes.
(Bernardo consegue esticar o horizonte usando três
Fios de teias de aranha. A coisa fica bem esticada.)
Bernardo desregula a natureza:
Seu olho aumenta o poente.
(Pode um homem enriquecer a natureza com a sua
Incompletude?)
Manoel de Barros.
O projeto da primeira loja da marca de bolsas Ryzí surgiu a convite da diretora criativa da marca, Luiza Mallmann, que deu carte-blanche para a dupla de arquitetos criarem o novo ecossistema para os produtos da marca. Derivado de uma obsessão do Atelier Pistache Ganache de revestir objetos e cadeiras com carpete, o projeto da loja cria um ambiente integrado pelo uso único deste material que reveste todas as superfícies da loja. Criamos um plano contínuo que unifica todas as superfícies da loja: o piso que se transforma em paredes que se transformam em teto por sua vez.
Este plano contínuo que envelopa todas as superfícies da loja é estampado por um degradê azul que se dissipa delicadamente para o branco, formando um horizonte, que muitas vezes se esconde dentro dos shoppings e centros comerciais. Esta noção de céu e horizonte é muito importante para nós, pois nesses espaços perdemos a referência da passagem dos dias, e com esta estampa retomamos o céu como plano de fundo para a loja. Também encontramos nesta solução um modo de expandir a percepção do espaço da loja, ao eliminar as quinas e ângulos retos.
Este material causa impacto visual em quem passa não somente pela cor, mas também pela textura do carpete, material aplicado de modo engenhoso. Para obtermos a aprovação do corpo de bombeiros tivemos que comprovar que o material era ignifugante, ou seja, repele o fogo, e portanto, tivemos que prever uma camada de um revestimento de proteção passiva ao fogo para a liberação da obra.
O horizonte esticado serve de pano de fundo para as bolsas flutuarem suspensas pelos suportes delgados presos ao teto. Estes suportes, de tão delicados, dançam quando o consumidor retira ou coloca o objeto para manuseá-lo. Na outra parede, os módulos expositores são flexíveis, estando fixados por um sistema de trilhos embutidos na parede, permitindo muitas combinações de produtos com diversas dimensões.